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TROCA DO ÓLEO DO MOTOR

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TROCA DO ÓLEO DO MOTOR

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Óleo do motor

Função – O óleo do motor têm quatro funções básicas que garantem o bom funcionamento do seu carro.

1º Lubrificar as partes do motor, diminuindo o atrito e evitando problemas como o desgaste excessivo das partes.

2º Manter a temperatura do motor.

Deixa-lo limpo, retirando as possíveis partículas geradas na combustão e mantendo-as suspensas no óleo, evitando que se acumulem e formem uma crosta que prejudique o bom funcionamento do motor.

4º Agente de vedação impedindo que o lubrificante saia do sistema e que elementos externos entrem e o contamine.

Lubrifica, mantém a temperatura, limpa, protege contra a corrosão e veda.

Prazo de Troca – O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo de veiculo e o tipo de combustível usado. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem normal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas. Esses valores e prazos podem alterar conforme a viscosidade e se ele é mineral, semi-sintético ou sintético.

O que pode acontecer – Quando você passa da época de trocar o lubrificante, os aditivos do óleo são consumidos e perdem funcionalidade. Isso resulta na formação e acúmulo de borra no motor. Essa sujeira pode entupir os dutos, superaquecendo o motor e diminuindo sua vida útil, além de deixar as peças escorregadias e aumentar o consumo de combustível.

TROCA DO FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR

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Filtro de óleo

 

Função – São desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro.

Prazo de troca – Até 10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

O que pode acontecer – Filtro vencido vai deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.

TROCA DO FILTRO DE AR DO MOTOR

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Filtro de ar do motor

 

Função – Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os pelos do nariz estão para as pessoas.

Prazo de troca – Cerca de 10 mil quilômetros, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

O que pode acontecer – Aumentos súbitos no consumo de combustível podem estar ligados ao filtro do ar. A peça retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. O excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor. Além disso, o carro perde potência nas retomadas de velocidade.

TROCA DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL

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Filtro de combustível

 

Função – É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

Prazo de troca – Em média é recomendado pelas montadoras entre 10 mil e 15 mil quilômetros

O que pode acontecer – Filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento.